terça-feira, 24 de março de 2009

Até onde pode ir o Vasco?

Carlos Alberto era a bola da vez no Vasco após a goleada sobre o Botafogo. Bastou mais um clássico para a figura mudar: o meia foi expulso, ainda no primeiro tempo, e viu a dupla ex-Santo André – seria apenas uma infeliz coincidência aos rubro-negros? – decidir.

Jéferson e Elton marcaram juntos dez dos 23 gols vascaínos na temporada em jogos oficiais. Não é uma marca esplendorosa, mas mostra que a equipe de Dorival Júnior é, no mínimo, muito bem equilibrada. Não à toa já alcançou o posto de segundo melhor ataque e se mantém como melhor defesa do estadual – quem diria, hein?

As expectativas são promissoras por alguns motivos:

- O Vasco não disputa a Série A. E, embora tenha uma pressão enorme sobre os ombros, é mais times que os concorrentes na Série B. Acredito que deva seguir a rotina de Grêmio, Atlético-MG, Coritiba e Corinthians.

- Como quem não quer nada, vê uma chave relativamente tranqüila na Copa do Brasil, que aponta o Galo como adversário mais forte, já nas quartas-de-final.

- Assim como a Taça Guanabara, o segundo turno é uma competição de tiro curtíssimo. O Botafogo levou a melhor na ocasião por ser, de longe entre os que disputaram a semifinal, o time mais organizado. O Vasco, embora tenha forte concorrência, segue para o mesmo caminho.

É a chance de conquistar um caneco, algo que o Vasco não faz desde 2003. Até para tranqüilizar Roberto Dinamite, que levou boa parte do crédito no rebaixamento, culminado em dezembro.

Confira as últimas finais de Campeonatos Cariocas:

2008 – Flamengo x Botafogo
2007 – Flamengo x Botafogo
2006 – Botafogo x Madureira
2005 – Fluminense x Volta Redonda
2004 – Flamengo x Vasco
2003 – Vasco x Fluminense

3 comentários:

  1. Complicado... Esse time do Vasco não é nenhuma maravilha, mas está muito bem organizado. E 90% dessa organização se deve ao bom treinador Dorival Júnior. Um título estadual daria ainda mais moral para essa equipe que, sem dúvida, voltará para a Primeira Divisão, sendo, inclusive, campeã da Série B.

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu estou temeroso deste Vasco chegar ao auge em Maio, Junho...e depois "virar o fio" no momento mais importante da temporada.

    O time está correndo demais (às vezes até errado, com muita ansiedade) e jogando cada partida como uma decisão. Sem dúvida, é um ótimo "ensaio" para a Série B. Mas será que terá pernas para tanto até o final de 2009?

    Outro problema é a visibilidade que os jogadores podem ganhar se chegarem longe no Estadual e Copa do Brasil e, mesmo em meio à crise econômica, o time de Dorival Jr. sofrer um desmanche. Por menor que seja, pode abalar.

    De qualquer forma, o time parece no caminho certo e o clube está indo atrás, procurando um rumo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. É por aí mesmo, André. Mas como infelizmente não temos o poder de adivinhar o futuro... hehehe.

    Mas, ao contrário de 2008, quando fez várias contratações que não se acertaram, já vemos talento e boas atuações em Elton, Jeferson, Ramon, Nilton...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir