segunda-feira, 23 de março de 2009

Os Esquecidos

É muito chato toda hora ficar reclamando do técnico da Seleção Brasileira e de seus selecionáveis. Mas na última semana, vi o jornalista e comentarista Mauro Cezar falar uma coisa muito interessante. Mauro afirmou que acha difícil que Dunga acorde em um sábado de manhã para acompanhar Manchester United x Liverpool. Pode não ser tão assim, mas que essa afirmação tem fundamento tem.

Vamos pensar. Por que convocar Kléber e não Fábio Aurélio? O lateral do Internacional nem titular absoluto do Inter é. Enquanto que Fábio vem jogando um bolão há muito tempo em um dos maiores clubes do mundo. Mas não estou falando apenas do Liverpool. Desde a época do Valencia o brasileiro vem bem, sendo fundamental nas conquistas do Campeonato Espanhol das temporadas 2001/2002 e 2003/2004. E, atualmente, vem arrebentando em um dos times mais bem arrumados do momento. Além de apoiar bem, Fábio é bom na proteção da zaga - anulou Cristiano Ronaldo no jogo citado por Mauro Cezar.

Agora, vamos falar de outros dois casos que já devem estar garantidos para a Copa do ano que vem: Gilberto Silva e Josué. O primeiro está jogando no Panathinaikos, da Grécia, e, sinceramente, não sei como ele vem atuando por lá. Na seleção não o vejo fazendo grandes coisas - apesar de ter sido decisivo na conquista de 2002. E Josué, apesar de ser titular e capitão do Wolfsburgo, também não o vejo tão bem com a amarelinha. E tem mais, o Wolfsburgo não é um time forte - não é porque ele é capitão que mereça vaga garantida.

Será que Ramires (Cruzeiro) e Hernanes (São Paulo) não merecem uma chance como segundo volantes da Seleção? Esses dois vêm sendo o destaque de seus times desde o ano passado, sendo extremamente decisivos. Mas parece que, tirando o caso do lateral Kléber, para se estar na Seleção basta estar fora do Brasil. Sinceramente, acho que pelo menos eles devem ser testados para ver se estão capacitados para o Mundial do ano que vem. Na minha humilde opinião, qualquer um dos dois pode ser bem mais útil do que Josué. Mas vai ver que quando eles jogarem em um Dynamo da vida, terão a sua chance.

E você, blogueiro, acha que quem deve entrar ou sair da seleção?

Um comentário:

  1. Se formos analisar as convocações do Dunga no período pós-Copa, ainda em 2006, ou em 2007, faremos uma constatação: ele melhorou. Talvez pelo convívio com o Jorginho, que entende, ou por estar mesmo mais atencioso e preocupado com o cargo. A questão é que foi apenas 10% do trabalho. E a Copa do Mundo já está chegando.

    Ainda há muitos contestados sendo convocados, outros contestados jogando como titular, e promessas interessantes, como Hernanes e Ramires, deixadas de lado.

    Será que teremos Dunga como campeão do mundo no banco de reservas da seleção brasileira. Inimaginável. O mesmo que o Domenech ganhar algo pela França, e olha que ele bateu na trave - ou na cabeça de Zidane...

    ResponderExcluir