terça-feira, 26 de maio de 2009

Até 2010, Obina


No último dia 25, Obina foi emprestado pelo Flamengo ao Palmeiras até o fim do ano. Este foi o pior momento do atacante no clube, junto aos primeiros jogos dele, em 2005. Mas muitos se precipitam ao falar do até antes “xodó”. Realmente, este 2009 dele foi desastroso. Nada de gols, pênaltis perdidos, “obinadas” na bola, etc. A maioria fala que ele não joga nada, que é gordo, e mais um monte.

Mas quem não tem memória curta sabe que os momentos dele na Gávea não se resumem a este primeiro semestre. Obina foi fundamental na Copa do Brasil de 2006, nos Cariocas de 2007 e 2008 (estando presente também no de 2009, com menos destaque); e ainda fez o gol que livrou o Fla do rebaixamento em 2005.

Balançou as redes 47 vezes em 180 jogos - média que não é boa. Mas todos sabem que ele nunca foi craque e que dificilmente está no peso ideal; na verdade, ele sempre foi, apenas, Obina. Humilde e simpático, bem quisto entre os seus companheiros e quase sempre querido pelos rubronegros e por muitas torcidas adversárias.

Sobre o empréstimo, se o Palmeiras quiser escalá-lo contra o Flamengo, terá que pagar R$ 1 milhão por jogo, o que é um absurdo, pois se ele está em um clube, tem o direito de jogar as partidas que o treinador quiser. Para ficar com o jogador em definitivo, os paulistas terão que arcar com R$ 4 milhões. Nenhuma das duas quantias devem ser pagas; Obina não deve atuar contra o Flamengo e irá voltar em 2010.

Acho que o empréstimo será bom para todos. O atleta precisa de novos ares, e Vanderlei Luxemburgo é ótimo em “recuperar” jogadores. Para o Palmeiras porque o time não tem nenhum centroavante com as características do Obina. E para o Fla pois a relação dele com a “esquecida” torcida já está muito desgastada.

O flamenguista que disser que nunca cantou que “Obina é melhor que o Eto’o” está mentindo. Acho que no ano que vem, quando voltar, ele estará melhor, com o espírito mais leve e, quem sabe, até com uns quilinhos a menos. E pode ser que a torcida rubronegra o acolha de novo, e volte a compará-lo com o ótimo atacante camaronês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário