Pouco acompanhei do futebol nacional neste fim de semana – exceção ao jogo do Fluminense e a 45 minutos do clássico entre Vasco e Flamengo. Prefiro dar pitacos sobre o futebol no velho mundo, muito valorizado e admirado por quem vos escreve, além do habitual desfile de craques. Vamos aos caras de sábado e domingo:
Ibrahimovic – Pode não ter sido decisivo contra o Manchester na UCL, mas é fato que o sueco é o motivo da Inter estar com sete pontos de vantagem para a Juve a nove rodadas do fim da Série A. Contra o Reggina, mais dois – chegou aos 19, empatando com Di Vaio – sendo um deles uma verdadeira obra prima, de cobertura. Vem mais “
Pazza, Inter” por aí...
Gerrard – Que o inglês é o cara todo mundo já sabe. No domingo, mais três – dois de pênalti, diga-se – na goleada avassaladora sobre o quinto colocado Aston Villa, em Anfield. Anelka estacionou nos 15. Cristiano Ronaldo caiu de ritmo com o Manchester. E Gerrard já tem 13, quase o dobro do também excelente Fernando Torres. Alguém duvida?
Eto’o – 25 jogos e 25 gols em La Liga. A marca do camaronês só não é melhor do que a do Barcelona, que aplicou um pneu no Málaga, com dois dele – ótima a sacada do amigo Carlos Gustavo -, e chegou à média de três gols por jogo. Quem pára o Barça de Messi, Henry, Eto’o e companhia? O Bayern de Munique? O Real Madrid é que não será.
Grafite – Enfim, um brasileiro. Em ótima fase na Bundesliga, o ex-são-paulino deixou o seu na vitória por 3 a 0 sobre o Arminia Bielefeld, fora de casa. Já são 18 na temporada 2008/2009, o que o deixa ao lado do lesionado Ibsevic na tabela. Só não vou cobrar uma vaga na seleção porque estamos muito bem servidos no ataque. O Wolfsburg, com 48 pontos, segue colado no líder Hertha Berlin.
Éderson – Não é tão “o cara” assim, mas foi quem ajudou ao Lyon a recuperar a liderança perdida no sábado para o Olympique de Marseille. O brasileiro, que até faz boa temporada, marcou o primeiro na vitória por 2 a 0 sobre o Sochaux.
Quim – Numa das recentes edições da FourFourTwo, pude ler o quão importante é a rivalidade em Lisboa entre Sporting e Benfica. Neste sábado, rolou o clássico pela final da segunda edição da Taça da Liga de Portugal: melhor para os encarnados, que levantaram o caneco nos pênaltis, graças ao goleiro Quim. Ele defendeu as cobranças de Derlei, Rochemback e Helder Postiga. Mas como o que vale é a Liga Sagres (ou Campeonato Português), quem ainda ri é o Porto.