segunda-feira, 20 de abril de 2009

Artilheiros sem grife? E daí?


De janeiro até abril, o Brasil ouviu muito falar de Washington, Kleber Pereira, Keirrison, Fred, Alex Mineiro, Nilmar, Ronaldo, Kléber... Todos atacantes consagrados e/ou acima da média no país. Mas outros dois artilheiros de estaduais chamaram ainda mais a atenção neste começo de ano. Ainda que sem grife, Taison e Diego Tardelli vêm fazendo os seus gols. E de forma decisiva.

Apontado como sucessor de Alexandre Pato pelo próprio jogador do Milan, Taison passou por um período de reafirmação no Internacional. Menos badalado do quinteto nos juniores que contava ainda com Talles Cunha, Tales, Walter e Guto, o atacante marcou 17 gols na temporada em 18 jogos como titular. Não à toa é titular indiscutível na equipe de Tite, campeã gaúcha de forma invicta. Nilmar, companheiro de ataque, marcou dois contra o Caxias e chegou aos 13 na temporada.

Diego Tardelli trilhou um caminho parecido. De promissor no São Paulo, o atacante não se firmou e foi parar no Flamengo. Na Gávea, fez gols nas finais da Taça Guanabara e na finalíssima do estadual, mas se machucou, não marcou no Brasileirão, e acabou negociado com o Atlético-MG. Em quatro meses atuando, Tardelli fez 22 gols na temporada (16 no Mineiro; 3 na Copa do Brasil e 3 no Torneio de Verão), e só um milagre o tira do topo da artilharia do estadual – Kléber, do Cruzeiro, estacionou nos 11.

Embora poucos possam ser aproveitados na seleção com freqüência, é fato que o Brasil produz cada vez mais bons atacantes. Vai ver é a geração da vez.

Confira outros atacantes menos badalados Brasil afora (alguns com certa justiça, diga-se):

Pedrão (Barueri) – 15 gols
Felipe (Goiás) – 15 gols
Rafael Moura (Atlético-PR) – 12 gols
Marcelo Ramos (Santa Cruz) – 18 gols

Um comentário:

  1. Caros Arquibaldos, boa noite!
    .


    Este garoto do Inter poderia ser um bom meia armador e não -apenas- um atacante. Se o Barça o quiser pra jogar ao lado do Messi, aí é só esperar que a zagueirada não os quebre sem necessidade, tal qual fazem do futebol italiano.
    .
    Ao contrário do Tardelli e do He-man que por enquanto fazem uma boa pós-temporada de veraneio. E, todos sabemos, precisam ser monitorados pra dormir cedo, caso contrário, terminam dizendo boa noite na hora de dizer bom dia.

    SRN


    ps: Na pesquisa ao lado, votei no meu segundo time do coração, Botafogo Futebol e Regatas, afinal, rubro-negra sou apenas do Pr( o imposto da mesma cor em estado diferente não agrada ao fisco) e na pesquisa seria "outros", mas outros fica estranho né!

    Tatiana da Luz

    ResponderExcluir