segunda-feira, 13 de abril de 2009

Girando o Velho Mundo

Vamos fazer uma breve análise das principais ligas européias:

*A Bundesliga é o campeonato mais emocionante. O líder é o Wolfsburgo, de Grafite; e até o quinto colocado, Suttgart, tem chances de ser campeão. A diferença entre um e outro é de apenas seis pontos. Para uma liga que praticamente muda de líder por rodada, isto não é nada. A decepção fica por conta do Werder Bremen, de Diego, que ocupa a décima posição e está longe da zona de classificação para as competições européias.

*Pela Liga Espanhola, o Real Madrid segue na dificílima corrida rumo ao Barcelona. A diferença de líder para vice-líder é de seis pontos, faltando oito rodadas. Gostoso é ver que o time merengue não joga a toalha de jeito nenhum. O que mais empolga na La Liga é a disputa para ver quem jogará a próxima Champions League. O Sevilla, "isolado" na terceira colocação, já está garantido. A briga está entre Valência, Villareal, Atlético de Madrid, Málaga e La Coruña. Pela parte inferior da tabela, fica a torcida para a permanência do Real Bétis e do Athletic Bilbao na Primeira Divisão.

*A Premier League já tem os seus quatro classificados para a próxima Champions League - não precisa nem dizer quais são os times. A dúvida é para ver quem leva o caneco. A diferença do líder, Manchester United, para o vice-líder, Liverpool, é de apenas um ponto. Mas vale lembrar que os Red Devils têm um ponto a menos. O Chelsea, na terceira colocação, até sonha, mas as chances são remotas. As decepções ficam por conta do Newcastle e do Manchester City. O primeiro por ser de tradição e estar muito próximo do rebaixamento. E o City pelo seu mal planejamento, e o seu péssimo técnico. É um time bilionário, mas que não teve inteligência na hora das contratações.

*Já o Calcio tem o seu campeão praticamente definido. É a Internazionale do craque Ibrahimovic. São dez pontos de diferença para o segundo colocado, a Juve. Este campeonato também tem suas atenções voltadas para ver quem dissputará a próxima Champions. Duas vagas já estão certas - Inter e Juve -. De resto, são quatro equipes lutando por duas vagas: Milan, Genoa, Fiorentina e Roma. O time da capital é o pior colocado deste grupo, principalmente pelo seu péssimo início de campeonato. O Milan está quase lá, e, pela tradição, acho que o Genoa fica pelo caminho.

*E na Liga Francesa, os tempos de soberania e títulos com "n" rodadas de antecipação do Lyon acabaram. O time de Juninho ainda tem grandes chances de levar, mas nesta temporada será bem mais difícil. O atual líder é o Olympique de Marseille, e a diferença para o sexto colocado, PSG, é de cinco pontos. Difícil apostar em um ou outro candidato. Mas fica a questão sobre o maior jogador da história do Lyon, Juninho. Será que a sua última temporada no Lyonnais será sem título?

**Muita emoção em todas as Ligas. Cada uma ao seu modo, seja na disputa pelo título, por competições européias ou na luta pela permanência na divisão principal. Faça suas apostas! As retas finais estão aí!

Um comentário:

  1. E ai mocada... muito legal o post... acho que na Alemanha o titulo fica entre o Wolfsburg ou mais uma vez o Bayern, Grafite esta carregando o Wolfs, mas o time bavaro tem varios jogadores capazes de decidir.

    Na Italia a Inter leva... a Juve ja ficou pra tras e se bobear o Milan ainda fica em segundo...

    Na Espanha o Barca leva e muito merecidamente... estao jogando muito, um futebol que da gosto de ver.

    Na Franca Juninho que se cuide pois Brandao e cia estao na briga e podem acabar com a hegemonia do Lyon... Fica entre Lyon e Olympique.

    E na Inglaterra tudo embolado... E dificil arriscar um palpite... Manchester, Liverpool e Chelsea tem grandes elencos, irei torcer pelo Liverpool que ha anos nao leva a Premier League.

    E em Portugal mais uma vez o Porto leva facil.

    Abracos e agora e curtir os jogos de volta da Liga ...

    ResponderExcluir