segunda-feira, 13 de abril de 2009

O braço cansou?


Super-premiado, mega-artilheiro, e o maior ícone para a torcida são-paulina, Rogério Ceni alcançou mais uma marca neste domingo: o goleiro sofreu o gol milésimo gol com a camisa tricolor, o de Elias, o primeiro da vitória do Corinthians sobre o São Paulo, por 2 a 1, pelo jogo de ida das semifinais do Paulistão.

Fato histórico por si só, mas que chama a atenção sobre a fase ruim do goleiro que surgiu no Sinop, do Mato Grosso, em 1990, e fez um despretensioso teste no São Paulo para, desde então, gravar o seu nome na história do futebol.

Recentemente, Rogério falhou, com todas as letras, contra São Caetano, Defensor Sporting e Corinthians – neste último, salvo pela “trave de Gianluca Pagliuca” ou, para os mais críticos, culpado pelo gol de Cristian. Notável pela regularidade quase sempre com atuações seguras, o goleiro, em 2009, faz o caminho inverso e já mostra insegurança ainda não vista durante os quase 16 anos de Tricolor Paulista.

Apresentações extraordinárias como a do título do Mundial, diante do Liverpool, ou contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro de 2006, dificilmente sairão da memória dos torcedores. Ainda mais enquanto o time contornar qualquer erro com conquistas na já extensa sala de troféus.

Seria exigente demais cobrar gols do goleiro, que estacionou nos 83 – não marca desde 19 de outubro, no empate com o Palmeiras, no Palestra Itália, pelo segundo turno do Brasileirão. Muito menos uma postura de líder, algo que sempre foi, com ou sem a braçadeira. Se a defesa são-paulina tem o direito de se vangloriar, muito se deve a Rogério Ceni.

Embora sua principal obrigação, que é pura e simplesmente evitar os gols, não vem tendo o sucesso esperado. Depois de uma Libertadores, um Mundial, três Paulistas, três Campeonatos Brasileiros, um Rio-São Paulo... Será que o braço cansou?

Atualização, às 18h15: Rogério Ceni fratura o tornozelo e para por 4 meses. Não fui eu.

3 comentários:

  1. Boquinha maldita, hein!?
    Perdemos nosso reforço (eu sou corintiano, e o rogério tava jogando pra gente. hehe)

    Abraços!
    Bruno Silva
    http://ladobdocassete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Será que ele machucou ou pipocou?

    ResponderExcluir